Login com a conta do Facebook >
BBC
Top Gear
Procure em topgear.com.pt

Notícias // Outros

As manhãs criativas no final do IC20

Há situações no trânsito que, por serem constantes, até acabam por me divertir e fazer com que use o sarcasmo para as relatar, como é o caso desta que se segue, à qual tenho oportunidade de assistir quase diariamente.

12:02 - 11 out 2017
as-manhas-criativas-no-final-do-ic20

Percorrer o final do IC20 de manhã, é como entrar numa batalha campal e assistir a uma espécie de concurso em que ganha quem é mais criativo e mais esperto que todos os outros condutores, passando à frente do maior número de carros possível, enquanto deixa a maioria dos estúpidos que estão na fila à espera durante ainda mais tempo.

Há diversas situações distintas: há os que vão na faixa da esquerda, uma vez que se dirigem para Almada e não para a Ponte 25 de Abril, mas que se lembram que se enganaram justamente na zona onde começa o traço contínuo (alguns até depois disso) e afinal até vão mesmo é para a ponte; há os que vão pela faixa da direita, uma vez que vão virar para a A2 no sentido de Setúbal, mas que afinal decidem à última hora (ou centímetro antes do traço contínuo) que afinal também vão para Lisboa; há aqueles que por acaso até têm de parar na estação de serviço, mas que percebem que afinal não precisam de parar e voltam a sair para entrar na fila à frente do maior número de carros possível.

Depois, há também os que trabalham em equipa entrando à frente de quem acabou de furar a fila e há aqueles que estão na dita fila e quando chegam a esta zona já não pretendem deixar entrar absolutamente ninguém por já não terem qualquer réstia de paciência a esta hora da manhã, dando origem a discussões violentas sobre se entra ou não à sua frente. Na própria estação de serviço chega a haver duas filas. A mais à esquerda, de quem está a cortar caminho e a da direita, usada por quem ainda finge melhor que vai mesmo fazer qualquer coisa na estação de serviço.

Mas o mais “divertido” (não se esqueçam do sarcasmo que estou a usar) é mesmo o condutor que põe a mão na buzina, discute com quem está a tentar “furar” a fila, insultando outros condutores com gestos obscenos e mensagens a familiares diretos dos mesmos, que abusa da embraiagem e do motor do carro que conduz mas que, mais uma vez, mesmo antes do traço contínuo, acaba por se meter à frente de diversas pessoas e também ele, acabar por ir virar para a Ponte 25 de Abril. E quando já nada disto me parece surpreender, eis que tenho oportunidade de observar tudo isto atrás de um carro da divisão de trânsito da Guarda Nacional Republicana, que parece entrar apenas no ritmo de todos os que os rodeiam, antes de virar para a A2 no sentido de Setúbal que, afinal, também é para onde nos dirigimos depois de tudo isto.

A ideia de que a fila anda mais depressa se todos ficassem na fila correta é uma utopia que garantidamente foi projetada por um engenheiro qualquer que ganha uma fortuna e não percebe nada disto. E agora, desligando o sarcasmo, é a assistir a diversas situações que fico cada vez mais consciente de que a condução autónoma vai mesmo fazer parte do nosso futuro. O “chico-espertismo” e a capacidade que os seres humanos já não têm em lidar com estas situações que fazem parte do nosso dia-a-dia vão acabar por fazer com que o prazer de condução seja retirado da lista de regalias de quem tem carta de condução e remeta isso para um qualquer sistema automático e autónomo que trate disso por nós. E assim, já ficamos com mais tempo para ler um jornal, responder a emails ou jogar um qualquer jogo no telefone, em vez de usarmos o tempo para discutir com quem nos rodeia e fomentar o ódio como uma das temáticas principais do dia-a-dia.

Se conseguir, tente variar o trajeto diário ou ajustar o seu horário. Seremos todos mais felizes e produtivos. Respire fundo e seja feliz.

André Mendes

Últimas Notícias
Novo Classe G chega em 2018

A nova geração do Mercedes-Benz Classe G chega no próximo ano, mas a marca já mostrou o seu interior.

Ler mais
Volvo XC40 em março de 2018

Estamos na apresentação do novo Volvo XC40 em Barcelona. Saiba os preços das versões de entrada.

Ler mais
718 Boxster e Cayman GTS

A Porsche adicionou a sua mais desportiva versão GTS ao Boxster e ao Cayman.

Ler mais
TopGear # 79
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Junte-se aos quase 200 mil fãs da melhor revista de automóveis do mundo!
Clique aqui