Login com a conta do Facebook >
BBC
Top Gear
Procure em topgear.com.pt

Notícias // Institucionais

Sergio Marchionne (1952-2018)

Foi hoje anunciada a morte de Sergio Marchionne, com apenas 66 anos de idade, devido a graves problemas de saúde.

16:19 - 25 jul 2018
sergio-marchionne-1952-2018

Apenas quatro dias depois de ter sido anunciado que não ia regressar às suas funções de CEO do Grupo FCA, foi hoje anunciada a morte de Sergio Marchionne, com apenas 66 anos de idade, e devido a graves problemas de saúde. Segundo conseguimos apurar, Sergio Marchionne sofreu uma embolia cerebral no meio de uma cirurgia a um ombro, entrando em coma e não tendo qualquer hipótese de recuperação.

Carismático e pouco convencional, Sergio Marchionne ficará para sempre na história do mundo automóvel por ter sido o responsável pela salvação e renascimento de marcas como a Fiat, a Alfa Romeo ou mesmo a Ferrari. Depois de algumas delas estarem à beira da falência, as ideias e negócios de Sergio Marchionne não só voltaram a colocar o Grupo Fiat num lugar de relevo como ainda o projetaram para fora do continente Europeu depois da aliança com a General Motors.

Segundo a Bloomberg, Sergio Marchionne começou a desempenhar a sua função numa altura em que o Grupo Fiat tinha prejuízos na ordem dos seis biliões de euros e apenas um ano depois, já se falava num lucro de dois biliões, depois de realizada a aliança com a General Motors. Esta estratégia deixou milhares de pessoas sem emprego mas, ao mesmo tempo, deu origem a diversos novos modelos e o seu tempo de desenvolvimento e produção foi encurtado de quatro anos para apenas 18 meses. Mas tarde, em 2009, foi o Presidente Barack Obama que anunciou que a Fiat iria ficar responsável pela Chrysler, salvando a companhia americana da bancarrota.

Além de beber mais de dez cafés por dia e fumar de uma forma compulsiva, trocando sempre o fato e a gravata pelas calças de ganga e um pullover de cor mais escura, Sergio Marchionne também era conhecido pela sua paixão por Ferrari, marca de que não só era CEO como cliente e muitas vezes, era visto a conduzir rapidamente alguns dos seus modelos pessoais, sendo que os mais conhecidos são um Enzo de cor negra e um 599 Fiorano com o qual teve um acidente na Suíça em 2007…

Sergio Marchionne abandona-nos aos 66 anos deixando um legado incrível e a garantia de que será bastante complicado para o Grupo FCA encontrar um sucessor à sua altura.

André Mendes

Últimas Notícias
Vendas Mercedes-Benz em bom ritmo

A Mercedes-Benz continua em grande forma, conquistando um número gigante de vendas em todo o mundo.

Ler mais
Plano de saúde para o seu automóvel

Depois da experiência na área da saúde, a Medicare percorre agora os seus primeiros quilómetros na área automóvel.

Ler mais
Audi A1 produzido em Martorell

Depois do Q3, o Audi A1 é o segundo modelo da marca a ser produzido na fábrica de Martorell, perto de Barcelona.

Ler mais
TopGear # 89
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Junte-se aos quase 200 mil fãs da melhor revista de automóveis do mundo!
Clique aqui