Login com a conta do Facebook >
BBC
Top Gear
Procure em topgear.com.pt

Notícias // Institucionais

Observador Cetelem divulga estudos

Dos fabricantes aos condutores, há aqui dados para todos os gostos

18:39 - 08 mar 2018
observador-cetelem-divulga-estudos-de-mercado

O Observador Cetelem lançou recentemente o resultado de alguns dos seus estudos de mercado, sempre importantes para compreender as tendências e os hábitos dos consumidores e, neste caso, condutores portugueses.

Para começar, os resultados do 12º estudo anual dedicado à fidelidade dos condutores portugueses em relação a certas marcas revelaram que 90% dos inquiridos consideram-se fiéis a uma marca específica, mas, no entanto, o número desce para 21% quando nos referimos às pessoas que efetivamente compraram outra viatura dentro da mesma marca – 79% mudam, portanto, de fabricante na altura da decisão, e as duas principais razões prendem-se com a existência de ofertas mais interessantes e mais vantajosas em termos financeiros, apesar dos esforços envidados pelas marcas na comunicação e na renovação de serviços.

Ainda no campo da fidelização, o Observador Cetelem descobriu que as famílias portuguesas estão cada vez mais recetivas à opção de leasing aquando da aquisição de uma nova viatura, o que reforça as probabilidades de uma marca de “agarrar” o cliente. Aliás, segundo um estudo, 70% dos condutores portugueses aproveitariam uma boa proposta de locação.

Por outro lado, os portugueses estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente no que toca à decisão de compra e manutenção do seu veículo. Segundo outro estudo do Observador Cetelem Automóvel, 74% dos portugueses têm noção do impacto nocivo que o automóvel pode ter na natureza, e 71% consideram que os escândalos ambientais e os acordos anticoncorrenciais levam à diminuição de confiança por parte dos consumidores. Ainda segundo este estudo, os inquiridos acreditam que os modelos verdes com propulsão alternativa não irão prejudicar a fiabilidade nem o design.

Num outro estudo, o Observador Cetelem Automóvel chegou à conclusão que o test-drive, passo considerado importante na compra de um carro, é, na verdade, considerado fundamental apenas para 30% dos portugueses. Este dado vem reforçar a disponibilidade, tanto por parte das marcas como dos clientes, para a compra de uma viatura nova pelos cada vez mais abrangentes canais digitais, que permitem a configuração total do carro e, na maioria dos casos, a sua visualização a 360 graus.

 

Nuno Assunção

 

Últimas Notícias
Dacia Duster atinge a maioridade

Romena Dacia executa renovação alargada ao seu SUV

Ler mais
Novo modelo da Porsche é o Taycan

O primeiro modelo de produção em série da Porsche já tem nome. Quando chegar ao mercado, será designado por Taycan.

Ler mais
Seat tem 2018 fantástico

Ano da marca espanhola continua a bater recordes

Ler mais
TopGear # 85
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Junte-se aos quase 200 mil fãs da melhor revista de automóveis do mundo!
Clique aqui