Login com a conta do Facebook >
BBC
Top Gear
Procure em topgear.com.pt

Notícias // Carros

Três SUV coreanos de uma vez

Hyundai lança Santa Fe, atualiza Tucson e dota Kauai de motor diesel

17:31 - 11 jul 2018
tres-suv-coreanos-de-uma-vez

  • 1 | 32
  • 2 | 32
  • 3 | 32
  • 4 | 32
  • 5 | 32
  • 6 | 32
  • 7 | 32
  • 8 | 32
  • 9 | 32
  • 10 | 32
  • 11 | 32
  • 12 | 32
  • 13 | 32
  • 14 | 32
  • 15 | 32
  • 16 | 32
  • 17 | 32
  • 18 | 32
  • 19 | 32
  • 20 | 32
  • 21 | 32
  • 22 | 32
  • 23 | 32
  • 24 | 32
  • 25 | 32
  • 26 | 32
  • 27 | 32
  • 28 | 32
  • 29 | 32
  • 30 | 32
  • 31 | 32
  • 32 | 32

Num só evento dedicado à imprensa, a Hyundai fez uma espécie de pleno ao colocar à disposição dos jornalistas a quarta geração do Santa Fe, a recente atualização a que o Tucson foi submetido e o Kauai com motor diesel.

A quarta geração do Santa Fe, modelo lançado há 17 anos que já vendeu mais de 400 mil unidades na Europa, destina-se a reforçar o caráter de SUV de referência da marca, com a nova grelha em cascata, os novos faróis LED com luzes diurnas sobrepostas, e as luzes de nevoeiro escavadas, e um aspeto claramente mais desportivo e cativante sem perder qualquer robustez visual. O pilar A recuou um pouco e o capot é maior, e a linha que corre dos faróis até às óticas traseiras concede mais elegância ao SUV. Na traseira, é o vinco pronunciado na porta da mala e o look agressivo de todo o conjunto que saltam à vista. O Santa Fe tem agora 4.770 mm de comprimento.

O habitáculo é marcado por uma qualidade superior à que encontramos no Santa Fe da anterior geração. O tablier apresenta uma filosofia de secção dupla, sendo que a superior aloja um inédito Head-up Display bastante luminoso e a coluna de som central. Na secção inferior encontramos o novo ecrã flutuante e as saídas de ventilação, bem como o próprio painel de instrumentos. A consola central perdeu muitos dos seus botões e adota um estilo bastante sóbrio e elegante. O Santa Fe está disponível com cinco ou sete lugares, e a bagageira ganhou 40 litros de capacidade – são agora 625 litros.

O motor escolhido para a apresentação foi o CRDi 2.2 com 200 cv que se mostrou bastante refinado em termos sonoros, mas também muito capaz em especial acoplado à nova caixa automática de oito velocidades. Existem mais opções a gasolina (2.4 de 185 cv) e a gasóleo (2.0 de 150 cv ou 185 cv), e até estão previstas versões híbridas e híbridas Plug-in, mas a marca ainda não pôde comunicar à imprensa que motorizações e versões de equipamento chegarão a Portugal quando o Santa Fe “aterrar” no nosso país no final de 2018.

Sabe-se, isso sim, que contará com a tecnologia HTRAC (nas versões com tração integral) que gere a distribuição de binário consoante as condições de circulação. E com uma suspensão que concede mais conforto aos ocupantes. E ainda com o novo sistema de infoentretenimento com ecrã tátil de oito polegadas que inclui uma gama de serviços LIVE, como informações de trânsito em tempo real, preços de combustíveis e muito mais, bem como com o carregamento sem fios de telemóveis compatíveis, e, claro, com o conjunto de sistemas de segurança Hyundai SmartSense.

Quanto ao Tucson, este incrível sucesso de vendas para a Hyundai viu a estética e a tecnologia receberem atualizações, mas até há novidades mecânicas. Recebeu, por exemplo, a nova grelha em cascata, faróis LED, novas jantes de 18 polegadas, o sistema de infoentretenimento e navegação com ecrã tátil de oito polegadas, carregamento sem fios de telemóveis, Cruise Control inteligente com função de paragem e arranque e a mais recente geração do conjunto de sistemas de segurança Hyundai SmartSense.

No campo da mecânica, destaque para a revisão de vários pontos em todas as motorizações e a introdução do novo bloco diesel SmartStream 1.6 com 115 ou 136 cv, que pode ser acoplado à nova caixa automática de oito relações.

Por fim, o Kauai. O SUV compacto da Hyundai recebe agora o motor SmartStream 1.6 turbodiesel com dois níveis de potência – 115 ou 136 cv. Os carros com esse bloco podem ter caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem com sete velocidades, e a versão mais potente pode receber tração às quatro rodas. Este motor junta-se às duas opções a gasolina 1.6 T-GDI e 1.0 T-GDI. O sistema de infoentretenimento com ecrã de sete ou oito polegadas, os serviços LIVE, a navegação 3D e o carregamento sem fios de telemóveis também marcam aqui presença, e o Kauai recebe ainda novas cores, uma antena barbatana de tubarão nova e alguns retoques estéticos, bem como o conjunto de sistemas de segurança Hyundai SmartSense. O Kauai diesel chega no final do verão.

 

NA

 

Últimas Notícias
Mazda MX-5 recebe atualização

Marca nipónica afina quarta geração do roadster MX-5

Ler mais
Aprovado ajustamento às classes de portagens

Conselhos de ministros finalmente aprova decreto-lei

Ler mais
Audi PB18 e-tron em Laguna Seca

A Audi vai revelar um protótipo de um superdesportivo de motor elétrico no final deste mês.

Ler mais
TopGear # 88
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Junte-se aos quase 200 mil fãs da melhor revista de automóveis do mundo!
Clique aqui