Login com a conta do Facebook >
BBC
Top Gear
Procure em topgear.com.pt

Notícias // Carros

Mazda MX-5 recebe atualização

Marca nipónica afina quarta geração do roadster MX-5

18:42 - 30 ago 2018
mazda-mx-5-recebe-atualizacao

Com bem mais de um milhão de unidades vendidas desde 1989 - é o roadster mais vendido de sempre -, o Mazda MX-5 inaugurou esta quarta (atual) geração em 2015 com a versão com capota de lona e a mesma filosofia da primeira geração: carro leve de tração traseira e divertido de conduzir. Passado um ano, em 2016, surge a versão com capota rígida, denominada Retractable Fastback (RF), que confere um aspeto “targa” ao pequeno roadster.

Para melhor preparar a entrada em 2019, a Mazda decidiu afinar o motor Skyactiv-G 2.0, lançar novas jantes e uma nova capota de lona, bem como reforçar vários outros pontos importantes do MX-5, numa evolução ligeira mas certeira do pequeno carro.

Assim, no início do próximo ano, o MX-5 passará a estar disponível em sete cores, com destaque para o cativante vermelho Soul Crystal. Mais, a carroçaria RF poderá receber o painel superior do tejadilho em preto Piano ao invés de ser apenas na cor da carroçaria. Já as jantes em alumínio com 16 e 17 polegadas estarão disponíveis em preto metalizado, e as jantes da versão base do MX-5 de capota de lona recebem um tratamento prateado Dark Silver, bem como uma capota castanha.

No interior, o volante recebe o muito bem-vindo ajuste telescópico (30 mm de profundidade), novas alavancas de regulação das costas dos bancos, suportes amovíveis para copos mais simples de operar, diferentes limitadores de posição das portas (agora com dois pontos em vez de três) e ainda os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

O foco central desta atualização do MX-5 é, no entanto, o motor de quatro cilindros e 2,0 litros. A potência subiu 24 cv, para os 184 cv, o regime máximo passou para as 7.500 rpm e o binário para os 205 Nm às 4.000 rpm - os 100 km/h chegam agora em 6,5 segundos, e a velocidade máxima é de 219 km/h na versão com capota de lona. As alterações passaram pela adoção de coletores de admissão mais curtos mas largos, de pistões e bielas mais leves, coletores de escape com diâmetro superior, injetores de alta pressão que vaporizam melhor a gasolina, entre muitas outras mudanças. O motor 1.5, por sua vez, tem apenas mais 1 cv (são agora 132 cv) de potência e 2 Nm (passou para 152 Nm) de binário, e o regime máximo situa-se agora nas 7.500 rpm. Este propulsor recebe ainda um sistema de controlo de vibrações mais competente, injetores mais eficazes, pistões diferentes e mais um par de melhorias.

  • 1 | 15
  • 2 | 15
  • 3 | 15
  • 4 | 15
  • 5 | 15
  • 6 | 15
  • 7 | 15
  • 8 | 15
  • 9 | 15
  • 10 | 15
  • 11 | 15
  • 12 | 15
  • 13 | 15
  • 14 | 15
  • 15 | 15

Por fim, a vertente da segurança foi fortemente reforçada com a chegada ao MX-5 do conjunto de sistemas i-Activsense, com destaque para o Advanced Smart City Brake (sistema de deteção de veículos e peões que ajuda a evitar acidentes ou a mitigá-los) e o Traffic Sign Recognition System, que lê os sinais de trânsito e apresenta a mensagem respetiva no painel de instrumentos. Na traseira do roadster encontramos agora uma câmara traseira de auxílio às manobras.

Ainda não existem preços finais para este MX-5 atualizado, e a chegada ao mercado está marcada para o início de 2019.

 

TG

 

Últimas Notícias
Mazda MX-5 recebe atualização

Marca nipónica afina quarta geração do roadster MX-5

Ler mais
Aprovado ajustamento às classes de portagens

Conselhos de ministros finalmente aprova decreto-lei

Ler mais
Audi PB18 e-tron em Laguna Seca

A Audi vai revelar um protótipo de um superdesportivo de motor elétrico no final deste mês.

Ler mais
TopGear # 88
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Junte-se aos quase 200 mil fãs da melhor revista de automóveis do mundo!
Clique aqui