Login com a conta do Facebook >
BBC
Top Gear
Procure em topgear.com.pt

Notícias // Carros

Kia lança nova geração do Ceed

Eis a terceira geração do familiar compacto coreano, que está bem mais evoluído e conta com novas motorizações.

18:37 - 26 jun 2018
kia-lanca-novo-ceed

  • 1 | 18
  • 2 | 18
  • 3 | 18
  • 4 | 18
  • 5 | 18
  • 6 | 18
  • 7 | 18
  • 8 | 18
  • 9 | 18
  • 10 | 18
  • 11 | 18
  • 12 | 18
  • 13 | 18
  • 14 | 18
  • 15 | 18
  • 16 | 18
  • 17 | 18
  • 18 | 18

O segmento C é um dos mais competitivos do mercado automóvel e um dos seus elementos mais racionais acaba de sofrer uma remodelação e de entrar na sua terceira geração com uma identidade mais vincada e muita qualidade. E convém recordar que alguns dos concorrentes deste novo Kia Ceed têm várias dezenas de anos a mais de história.

Como já deve ter reparado, o Ceed perdeu o apóstrofo mas ganhou em… tudo. Começando pelo design, o Ceed roubou algum do ADN ao Stinger e tem agora uma postura mais desportiva e um semblante mais agressivo, muito por causa de uma linguagem de design menos curva e que reforça arestas e ângulos. O comprimento permanece igual (4.310 mm), mas a altura do carro diminuiu 23 mm, para os 1.447 mm.

Na dianteira encontramos a chamada “grelha nariz de tigre” e as luzes diurnas em LED estilo “cubos de gelo” – existe ainda (em opção) a iluminação totalmente em LED. A linha de cintura perdeu a inclinação da geração anterior, sendo agora mais horizontal, enquanto o pilar A recuou cerca de seis centímetros. Já o pilar C tem dimensões mais generosas e uma curvatura que concede uma forma em meia-lua à linha dos vidros. Na traseira está outras das grandes novidades: as luzes diurnas dianteiras ganharam a presença de óticas traseiras diurnas LED, uma estreia na marca.

Quando entramos no novo Ceed, a nova filosofia de rodar o ecrã e os comandos da consola central para o condutor é o maior destaque, mas a nova arquitetura de linhas horizontais, visível no tablier e nas filas de comandos, também transforma o interior, tornando-o visualmente mais interessante. O espaço disponível para os ombros aumentou, bem como o espaço para as pernas e para a cabeça. Os bancos dianteiros podem ser aquecidos e ventilados, e os lugares traseiros podem ser aquecidos. A bagageira conta agora com 395 litros de capacidade.

Passando à mecânica, o Ceed tem dois novos blocos, um a gasolina e um diesel, além do já conhecido 1.0 T-GDi de três cilindros com 120 cv e 172 Nm. Assim, as novidades centram-se no motor 1.4 T-GDi com 140 cv e 242 Nm e no motor 1.6 CRDi que existe em duas variantes, com 115 ou 136 cv. Está ainda prevista uma versão Mild Hybrid com 48V destinada a auxiliar o motor de combustão, e a transmissão está a cargo de uma caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem e sete velocidades. A suspensão foi revista e alterada, o que tornou o carro mais ágil sem comprometer o conforto, e a direção assistida elétrica é 17% mais direta do que a da geração anterior. Os materiais de isolamento são agora mais espessos, e o habitáculo é menos invadido pelos ruídos exteriores.

Já ao nível da tecnologia, o Ceed recebe um novo sistema de infoentretenimento que pode ter um ecrã tátil de sete ou oito polegadas, com funções de navegação e serviços Kia Connected, bem como Apple CarPlay e Android Auto. O carregamento sem fios dos telemóveis com essa tecnologia está também garantido. A segurança foi igualmente revista e reforçada graças à integração dos sistemas de assistência à manutenção na faixa de rodagem, aviso de colisão, assistência de fila de trânsito, Cruise Control inteligente, deteção do ângulo morto e muito mais.

O Ceed continua, claro, a contar com a garantia Kia de 7 anos ou 150 mil km, e já está disponível nos níveis de equipamento SX e TX, sendo que em janeiro de 2019 chega a versão de equipamento GT Line e a versão GT de caráter desportivo (200 cv). Existe no lançamento uma campanha muito interessante que corta 4.500 euros ao preço do Ceed, que começa, assim, nos 18.440 euros (1.0 T-GDi versão SX). A carroçaria com bagageira maior, Ceed Sportswagon, chega em outubro e custará, em média, mais 1.200 euros que este Ceed de cinco portas.

Nuno Assunção

Últimas Notícias
Mazda MX-5 recebe atualização

Marca nipónica afina quarta geração do roadster MX-5

Ler mais
Aprovado ajustamento às classes de portagens

Conselhos de ministros finalmente aprova decreto-lei

Ler mais
Audi PB18 e-tron em Laguna Seca

A Audi vai revelar um protótipo de um superdesportivo de motor elétrico no final deste mês.

Ler mais
TopGear # 88
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Junte-se aos quase 200 mil fãs da melhor revista de automóveis do mundo!
Clique aqui