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BMW i8 agora também em Roadster

A BMW efetuou diversas melhorias no seu BMW i8, que passa agora a ter dois formatos de carroçaria: Coupé e Roadster.

12:16 - 04 dez 2017
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As versões LCI da BMW, ou Life Cycle Improvement, representam uma versão revista e melhorada de um modelo já existente. E agora, é a vez do BMW i8 receber esta melhoria, mas com uma surpresa pelo meio. É que agora, além das modificações efetuadas no Coupé, surge também uma segunda carroçaria e o i8 passa também a estar disponível com o formato Roadster.

Em ambos os casos, o chassis continua a ser construído em alumínio e a célula de segurança em fibra de carbono, mas o sistema eDrive está agora mais potente e eficiente, o que se traduz em prestações melhoradas e uma autonomia mais generosa. Além das diferenças óbvias de formato, os novos modelos passam a contar com a designação “Coupé” ou “Roadster” no pilar C e há duas novas cores para a carroçaria, E-Copper e Donington Grey, ambas metalizadas, que são justamente as que pode ver nas imagens. E depois, há também novos detalhes estéticos no habitáculo e nos sistemas de iluminação.

No novo i8 roadster a capota é produzida em lona e conta com um mecanismo inovador, que permite a arrumação deste componente numa posição perpendicular. A abertura e fecho da capota tem uma duração de apenas 15 segundos e pode ser efetuada até uma velocidade de 50 km/h, sendo que quando se encontra recolhida, a janela traseira sobe cerca de três centímetros com o objetivo de reduzir a turbulência no habitáculo.

As baterias do BMW i8 continuam armazenadas no túnel central do carro, mas as do novo modelo contam agora com uma potência máxima de 143 cavalos, mais 12 que no modelo anterior, e a autonomia pode agora chegar aos 55 quilómetros (53 no roadster). Enquanto houver carga, o i8 pode ser conduzido apenas em modo elétrico até uma velocidade de 105 km/h (no modelo anterior eram apenas 70 km/h).

Em conjunto com o motor de combustão de apenas 1,5 litros de capacidade, o BMW i8 consegue uma potência máxima combinada do sistema híbrido de 374 cavalos, o que se torna muito interessante de utilizar se tivermos em conta que tanto o i8 Coupé como o Roadster não chegam sequer aos 1.600 quilos.

Os novos BMW i8 são equipados com um cabo de carregamento capaz de suportar uma maior voltagem e agora, numa comum tomada doméstica, o tempo de carga pode demorar apenas quatro horas e meia. Com a BMW i Wallbox, este tempo pode descer para as três horas.

A familia de modelos i da BMW continua assim a aumentar e depois do i3 e do i8, mas também depois das versões híbridas dos modelos que conhecemos melhor, já há a promessa de mais novidades em breve...

André Mendes

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