Login com a conta do Facebook >
BBC
Top Gear
Procure em topgear.com.pt

Notícias // Carros

Aygo é alvo de renovação

Toyota opera alterações mecânicas e cosméticas no pequeno Aygo

11:32 - 04 jun 2018
aygo-e-alvo-de-grande-renovacao

A primeira geração da oferta para o segmento A da Toyota, o Aygo, que se fez acompanhar do Peugeot 107 e do Citroën C1, surgiu em 2005 e provocou uma pequena revolução nos carros que mal passam os dez mil euros de preço.

Em 2016, a atual geração do pequeno Aygo alcançou uns impressionantes 9,8% de quota de segmento, com 885 unidades vendida. No ano passado, esses números desceram para 7,6% e 733 unidades respetivamente, pelo que a decisão de renovar o modelo foi óbvia. Assim, o Aygo adota um estilo mais maduro mas igualmente irreverente e vê a mecânica ser alvo de afinações a vários níveis.

Para começar, a dianteira possui uma natureza tridimensional que abandona a literalidade do “X” anterior em nome de um visual mais moderno. Os faróis contam agora com elementos em LED, há mais opções interessantes ao nível das jantes e duas cores novas (magenta e azul metalizado). Mais, os acabamentos ornamentais sob os faróis estão disponíveis em três tons, e as próprias capas dos espelhos são personalizáveis. A traseira está igual, à exceção das óticas.

No habitáculo, as novidades passam pelo reforço da personalização de materiais e cores, e ainda pela reformulação do painel de instrumentos, com um design tridimensional mais cativante.

Já ao nível da mecânica, o motor de três cilindros e 998 cc foi revisto e passou a produzir 72 cavalos de potência e 93 Nm de binário. Os 0-100 km/h são agora cumpridos em 13,8 segundos, e são necessários apenas 4,1 litros de gasolina para percorrer 100 km. Também a suspensão foi revista de forma a melhorar o conforto sem prejudicar a agilidade do veículo.

O ruído a bordo foi reduzido graças a alterações ao nível dos materiais de isolamento e de absorção de som, como a espessura das esponjas de calafetagem, o reforço dos vedantes e aumento da área dos feltros. A vertente tecnológica vê a chegada de mais funcionalidades multimédia do sistema com ecrã tátil de 7”, que exibe, por exemplo, a imagem captada pela câmara traseira, para além de contar com compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto e com o sistema de navegação Navi Box.

  • 1 | 12
  • 2 | 12
  • 3 | 12
  • 4 | 12
  • 5 | 12
  • 6 | 12
  • 7 | 12
  • 8 | 12
  • 9 | 12
  • 10 | 12
  • 11 | 12
  • 12 | 12

Assim, o Aygo estará disponível nas carroçarias de 3 e 5 portas, com o motor 1.0 de 72 cv e caixa de cinco velocidades nas versões X, X-Play e X-Clusiv, sendo que existe ainda uma versão limitada X-Cite. O equipamento presente em cada nível foi revisto e melhorado (bem como as opções de personalização), e o intermédio X-Play conta com ar condicionado, limitador de velocidade e (com a opção X-Touch) o sistema multimédia com ecrã tátil de 7”. Já o X-Clusiv junta a esse equipamento as jantes maquinadas de 15”, pintura contrastante do tejadilho, bancos em pele parcial, ar condicionado automático e muito mais.

O novo Toyota Aygo chega em setembro e os preços começam nos 11.295 euros.

 

Nuno Assunção

 

Últimas Notícias
Dacia Duster atinge a maioridade

Romena Dacia executa renovação alargada ao seu SUV

Ler mais
Novo modelo da Porsche é o Taycan

O primeiro modelo de produção em série da Porsche já tem nome. Quando chegar ao mercado, será designado por Taycan.

Ler mais
Seat tem 2018 fantástico

Ano da marca espanhola continua a bater recordes

Ler mais
TopGear # 85
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Junte-se aos quase 200 mil fãs da melhor revista de automóveis do mundo!
Clique aqui