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Carros // Testes

Teste: Volkswagen Golf 2.0 GTD DSG

8/10
€ 54.380
14 Jul 2017
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Nova geração, renovada ambição, herança perpetuada. Assim continua o Volkswagen Golf a sua vida com o surgimento do GP – designação para um grande upgrade da atual geração –, que, em resumo, podemos avançar que está mais tecnológico do que a anterior geração. Dito isto, vamos ao que mais interessa. O Volkswagen Golf GTD é uma das versões que maior número de fãs deverá cativar particularmente em Portugal. As prestações face a um Golf GTI não são assim tão distantes que o potencial de economia do diesel não as faça esquecer, e o visual é muito semelhante (por exemplo, os faróis LED de série foram redesenhados e possuem um visual específico igual no GTD e no GTI).

Recorrendo ao motor de 2,0 litros TDi com 184 cv disponíveis entre as 3.500 e as 4.000 rpm e 380 Nm de binário (constantes entre 1.750 e 3.250 rpm), o Golf GTD consegue mostrar um maior fulgor mercê da utilização da nova caixa DSG de sete velocidades, com patilhas no volante – um pequeno aparte para um mimo de utilização desta que permite um launch control dos mais simples de atuar (basta travar e acelerar ao mesmo tempo para o ativar). O Golf GTD apresenta cinco modos de condução: Eco, Comfort, Normal, Sport e Individual, alterando parâmetros da caixa, suspensão, resposta da direção e motor.

Apesar de estar equipado com jantes de 19”, a suspensão com amortecimento adaptativo DCC (de série) permite o melhor dos dois mundos, com um bom comportamento no capítulo da eficácia dinâmica e sem beliscar o conforto. Para aqueles que estão a embirrar desde início com o facto de ser um diesel, convém desde já dizer que os engenheiros da marca trabalharam nesse fator (de forma eletrónica claro está) e conseguiram que o som em modo Sport se assemelhe… a um gasolina! Por falar em modo Sport, também o controlo de estabilidade tem a possibilidade de optar pela “posição” Sport que torna este vigilante eletrónico mais permissivo, embora não seja possível torná-lo ausente. A marca indica que o Golf GTD alcança a velocidade máxima de 230 km/h e cumpre o arranque dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos.

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Em termos de consumos o mais fantástico deste modelo acaba por ser a sua dupla personalidade. Se o quiser conduzir em modo Eco, conseguirá consumos a rondar os 5,0 l de média. Claro, já percebeu, se quiser conduzir como se a Serra de Monsanto estivesse fechada só para a sua passagem então prepare-se para médias acima de 7,0 litros. Ainda assim, no total do ensaio e já com tudo contabilizado a surpresa ficou-se pelos 6,7 l/100 km de média. Impressionante!

Do modo “mãos no volante”, para o modo “deixa lá ver que mais isto tem”, passamos para a validação da presença de novidades eletrónicas com a eleição do Discover Pro (a evolução mais completa do sistema de infoentretenimento do Golf, que conta com controlo por gestos e navegação GoogleMaps), como um dos destaques a bordo. Para além disso, realce também para a presença do Active Info Display de 12,3”, painel de instrumentos digital em alta resolução e personalizável. No interior ponto positivo para a alta qualidade da montagem e dos materiais, com destaque para os excelentes bancos em couro. Presentes estão também os mais avançados sistemas de ajuda à condução, como é o caso do assistente frontal de alerta de colisão, reconhecimento de peões e travagem de emergência.

E quanto a custos? Bem, a Volkswagen diz que a versão base está disponível a partir de € 47.584 – daí para cima é sempre a somar extras, e no caso da imagem fica em € 54.380. Ainda longe do GTI e com alguma margem para o fazer esquecer…

 

Texto: Paulo Passarinho (ed. 71)

Fotos: Manuel Portugal

 

Ficha Técnica:

1.998 cc, 4 cil., tração dianteira, 184 cv, 380 Nm

4,9 l/100 km, 129 g/km CO2

0-100 km/h em 7,4 s, 230 km/h

1.416 kg

 

 

 

 

 

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