Login com a conta do Facebook >
BBC
Top Gear
Procure em topgear.com.pt

Carros // Testes

Teste: Peugeot 3008 BlueHDI GT

6/10
€ 44.240
31 Mai 2017
teste-peugeot-3008-bluehdi-gt

O lançamento do novo Peugeot 3008 trouxe uma estratégia de posicionamento superior assumida pela marca. Um dos expoentes dessa ideia é justamente a versão GT, mais equipada e com um perfil mais exclusivo em vários detalhes.

A diferenciação do GT começa com a grelha de desenho específico, óticas em LED, jantes de 19 polegadas, difusor traseiro e ponteiras de escape retangulares cromadas. No interior, esta versão é ainda acompanhada pelos bancos em pele, também específicos da configuração GT.

A motorização recai na unidade dois litros com 180 cavalos. Trata-se da unidade mais potente disponível neste patamar do grupo PSA e que apresenta um excelente comportamento. O motor possui grande vivacidade logo a partir das 2.000 rpm, apresenta um excelente binário de 400 Nm e conta com uma resposta da direção que lhe permite um comportamento com laivos de alguma desportividade. A caixa automática de 6 velocidades dá igualmente uma ajuda com bom escalonamento, como mostra um consumo de 7,2 l/100 km numa utilização descomprometida.

  • 1 | 8
  • 2 | 8
  • 3 | 8
  • 4 | 8
  • 5 | 8
  • 6 | 8
  • 7 | 8
  • 8 | 8

O trabalho da suspensão está num patamar elevado embora o posicionamento que a marca imprime a este modelo o faça de imediato cair em comparação direta com algumas propostas de marcas premium sobejamente conhecidas pelas características desportivas. Sem convencer em absoluto continua o volante e a posição de condução face aos mostradores. É certo que a evolução do i-Cockpit, com forte orientação para o condutor, veio melhorar substancialmente este facto, mas continuo na faixa de utilizadores com dificuldade de encontrar as vantagens.

Com um preço base de 44.240 euros a aproximá-lo, de facto, de algumas propostas premium, o 3008 ganha créditos pela imagem cuidada, interiores com originalidade e mecânica comprovada.

 

Texto: Paulo Passarinho

Fotos: Pedro M. Barreiros

 

Ficha técnica:

1.997 cc, 4 cil., tração dianteira, 180 cv, 400 Nm

4,8 l/100 km, 124 g/km CO2

0-100 km/h em 8,9 s, 207 km/h

1.540 kg € 44.240

 

Últimos Testes
Teste: Alfa Romeo Giulia Veloce

A versão Veloce traz um toque de exclusividade ao Giulia, com um visual mais apurado e uma dinâmica melhorada.

Ler mais
Teste: BMW 520d ED

Económico, robusto e com tecnologia inovadora. O novo Série 5 tem no 520d um dos melhores representantes da gama.

Ler mais
Teste: Nissan Juke 1.2 DIG-T 115cv Black Edition

O Juke recebe uma versão Black Edition com decoração específica.

Ler mais
TopGear # 74
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Junte-se aos quase 200 mil fãs da melhor revista de automóveis do mundo!
Clique aqui