Login com a conta do Facebook >
BBC
Top Gear
Procure em topgear.com.pt

Carros // Testes

Teste: Opel Crossland X 1.6 TD

6/10
€ 29.310
07 Fev 2018
teste-opel-crossland-x-1-6-td

Oferta positiva

Opel Crossland X é o mais recente representante da uma forte investida que o construtor alemão está a levar a cabo no segmento dos SUV/crossover e que o tornará muito em breve num daqueles que tem a maior oferta nesta categoria em particular (a par das várias versões Rocks existe ainda o Mokka X, Crossland X e Grandland X). O Crossland X, apesar de estar a meio caminho entre a evolução de um pequeno monovolume e a recente vaga SUV, marca pontos logo no momento em que acedemos ao interior e damos conta do espaço, da posição de condução elevada e de variadíssimas soluções de modularidade e locais de arrumação para pequenos objetos. Os bancos traseiros são ajustáveis longitudinalmente até 15 centímetros, o que permite que três adultos consigam encaixar‑se de forma bem aceitável e ainda assim permitir à bagageira oferecer até uns interessantes 410 litros (com duplo piso, aqui presente como opcional).

 

  • 1 | 18
  • 2 | 18
  • 3 | 18
  • 4 | 18
  • 5 | 18
  • 6 | 18
  • 7 | 18
  • 8 | 18
  • 9 | 18
  • 10 | 18
  • 11 | 18
  • 12 | 18
  • 13 | 18
  • 14 | 18
  • 15 | 18
  • 16 | 18
  • 17 | 18
  • 18 | 18

A versão ensaiada recorre ao motor 1.6 diesel, turbo, de injeção direta com 120 cavalos de potência e um binário máximo de 300 Nm, disponível logo num regime relativamente baixo (1.750 rpm). Apesar de não ser propriamente um campeão de corridas, a marca indica que faz 9,9 segundos dos 0 aos 100km/h e alcança 187 km/h. Com vocação puramente familiar e citadina, os momentos esporádicos de evasão são conferidos pela boa indicação dada por um bom consumo de 5,7 litros aos 100 km no total do nosso ensaio, valor conseguido também pelo facto de a caixa de seis velocidades ter a última relação longa a beneficiar (e muito) o consumo, mas a penalizar qualquer intenção de maior fogosidade. Ainda assim, de referir um bom trabalho de suspensão que, apesar de igualmente dar primazia ao conforto, não se coíbe de demonstrar eficácia suficiente para não ser surpreendido em dias que tenha de conduzir mais despachado.

No modelo em análise, o nível de equipamento com que é proposto (Innovation) indica o topo de gama e, no vasto equipamento que oferece, realce para a projeção no para-brisas (Head-up Display), sistema de parqueamento automático e câmara de 180 graus (pacote Park&Go Plus), entre outros. Destaque para a presença do sistema de infoentretenimento Intellink, aqui na segunda geração, mais completo e intuitivo. Bem recheado de equipamento e com argumentos que o diferenciam de propostas do seu segmento, o Opel Crossland X tem aqui nesta oferta um preço abaixo de 30 mil euros que o obriga a ser considerado como opção.

Texto: Paulo Passarinho
Fotos: Pedro M. Barreiros
Artigo completo publicado na TopGear nº 78 (Novembro 2017)

Ficha técnica:
1.560 cc, 4 cilindros, turbo, tração dianteira, 120 cavalos, 300 Nm
4,0 l/100 km, 105 g/km CO2
0 100 km/h em 9,9 segundos, vel. máx.: 187 km/h
1.319 kg

Últimos Testes
Teste: Seat Ibiza 1.0 TSI 95cv Excellence

A Seat tem no novo Ibiza uma esperança acrescida. Irá corresponder às expectativas?

Ler mais
Teste: Opel Crossland X 1.6 TD

Estética e rigor alemão para um SUV prático e bastante económico.

Ler mais
Teste: Volvo XC60 T8 R-Design

O topo de gama da geração do Volvo XC60 é agora um híbrido plug-in com 408 cavalos.

Ler mais
TopGear # 81
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Junte-se aos quase 200 mil fãs da melhor revista de automóveis do mundo!
Clique aqui