Login com a conta do Facebook >
BBC
Top Gear
Procure em topgear.com.pt

Carros // Testes

Teste: Mazda CX-3 AWD SKYACTIV-D

5/10
€ 34.612
26 Mar 2018
teste-mazda-cx-3-awd-skyactiv-d

Bolo integral

Portugal é um país onde em dois terços do ano não chove e não há neve senão em poucos dias na Serra da Estrela. Posto isto, porque raio poderemos precisar de um veículo de tração integral a não ser que queiramos arriscar incursões todo-o-terreno em trilhos inexplorados?

A verdade é que é por isso que um 4x4 é bicho raro por cá, até mesmo em alguns SUV de maiores dimensões do que este prático Mazda CX-3 AWD. Ainda assim, a curiosidade que nos move fez-nos desejar passar um par de dias com a geração 2017 que, sem novidades de monta a nível técnico, tem as ajudas de condução e detalhes estéticos a salientar. Recorrendo ao bloco 1.5 diesel de 105 cavalos de potência e 270 Nm de binário, o CX-3 AWD mostra-se uma unidade com bastante genica. A caixa automática de seis velocidades é um aliado na condução citadina e está bem escalonada – permite consumos de 6,5 l/100 km que só não são melhores devido à tração integral. A par do trabalho da suspensão, também a ação do sistema adaptável e inteligente de tração integral i-AWD é algo que apreciamos.

  • 1 | 10
  • 2 | 10
  • 3 | 10
  • 4 | 10
  • 5 | 10
  • 6 | 10
  • 7 | 10
  • 8 | 10
  • 9 | 10
  • 10 | 10

Se de facto o habitat natural de um veículo destes é a cidade, então poderemos dispensar a tração integral, mas ainda assim ponto positivo para o facto de ser possível conduzir em certas zonas mais sinuosas com um poder de tração bem interessante.

O nível de equipamento da unidade ensaiada, Excellence HT Leather White Navi, não merece qualquer reparo pois não nos ocorre absolutamente nenhum sistema que lhe falte. Talvez por isso mesmo o preço aproxima-se dos 35 mil euros. Mas é justo. Opte pelo CX-3 com tração dianteira, mantenha o equipamento e verá que fica melhor servido.

Texto: Nuno Catarino
Fotos: Pedro M. Barreiros
Artigo completo publicado na TopGear nº 78 (Dezembro 2017)

Ficha técnica
1.499 cc, 4 cilindros, turbo,, tração integral, 105 cavalos, 270 Nm
5,2 l/100 km, 136 g/km CO2
0 - 100 km/h em 11,9 segundos, vel. máx.: 172 km/h
1.295 kg

Últimos Testes
Teste: Ford Fiesta 1.5 TDCi Vignale

O Vignale representa a versão topo de gama do Fiesta

Ler mais
Teste: Peugeot 308 GTi

A gama 308 recebeu algumas novidades e a versão GTi não podia deixar de estar incluída.

Ler mais
Teste: Abarth 595 Pista

Motor 1.4 turbo debita 160 cv num carro que oferece condução divertida!

Ler mais
TopGear # 86
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Junte-se aos quase 200 mil fãs da melhor revista de automóveis do mundo!
Clique aqui