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Carros // Testes

Teste: Ford Fiesta 1.0 EcoBoost

8/10
€ 19.252
14 Nov 2017
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F(i)esta madura

Certamente já viu o anúncio publicitário ao novo Fiesta na televisão ou na Internet. Tudo nele promove a imagem de um carro repleto de tecnologia, uma viatura madura e uma condução que suplanta o que era oferecido nas anteriores gerações. Marketing!

Na verdade, o novo Ford Fiesta é tudo isso e muito mais. (…) Trata-se de um Fiesta 1.0 EcoBoost com 125 cv e 170 Nm na versão de equipamento Titanium. É o nível de equipamento logo acima do Business (base), mas já inclui alguns itens interessantes. Infelizmente, a panóplia de ajudas à condução e sistemas de infoentretenimento são remetidas para a lista de opcionais, mas graças a dois ou três pacotes de equipamento, este Fiesta já faz inveja a muitos modelos mais caros.

E se o equipamento é referencial para o segmento, o que dizer dos bancos confortáveis, do espaço para cinco adultos (desde que os três de trás não sejam todos corpulentos), da bagageira com 303 litros e daquela que é muito provavelmente a melhor posição de condução do segmento B? (…). A excelência do sistema de som B&O é uma preciosa aliada desta experiência, e o facto de esta unidade não possuir as belas jantes de 18” das versões ST Line ou Vignale, e sim as “vulgares” jantes de 16 polegadas com pneus 195/55, é uma bênção para o nível de conforto, para o consumo e para o ruído de rolamento, praticamente inexistente.

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Já a dinâmica é menos fã destes pneus, que deixam o Fiesta adornar mais em curva, mas os reforços na rigidez (15% segundo a marca) efetuados nesta geração dão os seus frutos na forma como o condutor tem sempre o controlo total das operações. (…) Deixámos, no entanto, o melhor para o fim. O motor com 998 cc produz 125 cv (há ainda uma versão com 100 cv e outra com 140 cv) que conseguem impelir o levezinho (1.164 kg) até aos 100 km/h em menos de dez segundos. Tem três cilindros, e com o acelerador a fundo exibe a sonoridade característica dos tricilíndricos, mas o comportamento aponta para a existência de mais um cilindro escondido algures. (…) A nossa média final foi de 5,5 l/100 km, mas andou muito tempo nos 4,9 l/100 km. O botão Eco, que ajusta a resposta do acelerador, ajudou neste campo.

A grande questão, e a mais importante para muitas pessoas, é perceber se os quase vinte mil euros que esta versão do Fiesta custa (os preços começam nos € 16.383) fazem sentido num carro do segmento B que pensa que pertence ao C (tem 4.040 mm de comprimento) e que tem a tecnologia, a dinâmica apurada e a maturidade como trunfos. (…)

Texto: Nuno Assunção
Fotos: Pedro M. Barreiros
Artigo completo publicado na TopGear nº 76 (Outubro 2017)

Ficha técnica:
998 cc, 3 cilindros, tração dianteira, 125 cavalos, 170 Nm
4,3 l/100 km, 98 g/km CO2
0 100 km/h em 9,9 segundos, vel. máx.: 195 km/h
1.164 kg

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