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Ao volante do Kia Picanto GT Cup

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Com 30 lugares, uma filosofia de acessibilidade e simplicidade de forma a manter os custos controlados, bem como prémios monetários de valor superior a 45 mil euros e presença de pilotos Júnior (entre os 16 e 27 anos) e Pro (a partir dos 27 anos), o troféu monomarca organizado pela Kia com o apoio da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e da CRM Motorsport arranca já no dia 6 de maio de 2018 no Estoril.

Por falar em Estoril, foi precisamente no Circuito do Estoril que a Kia organizou o evento de lançamento do Troféu. Assim, ficámos a saber que a entrada no troféu passa pelo pagamento de 11.500 euros, que dá direito ao carro 1.0 turbo com 110 cv e caixa manual de cinco velocidades. No entanto, a preparação do carro para o troféu custa mais 12.750 euros (+ IVA), o que inclui a subida para os 140 cv, graças a alterações ao nível da admissão e do escape, mas também amortecedores Bilstein e molas Eibach, jantes especiais, pneus Hankook de pista, as Roll-bars, o corta corrente, a bacquet Sparco e todo o processo de “nudez” do Picanto, que fica, assim, com 960 kg de peso.

Mais, esses 12.750 euros (+IVA) dão ainda direito ao chamado Kit Imagem e Comunicação, que passa, entre outros, por uma câmara de bordo, o fato do piloto, o passaporte técnico FPAK, o conjunto de decoração do Troféu e, claro, a inscrição nos sete eventos previstos no calendário. Este Kit é importante porque a falta da câmara e a ausência do vestuário oficial, bem como a não efetuação de publicações nas redes sociais são motivo para desclassificação. Trata-se de medidas duras mas compreensíveis que darão certamente mais visibilidade ao Troféu e à própria Kia.

Ainda na vertente “medidas duras mas compreensíveis”, convém referir que a organização do Kia Picanto GT Cup não tolerará quaisquer alterações que não sejam expressamente autorizadas aos carros – cujo cumprimento será assegurado por verificações extensivas – com exclusões imediatas para quem o fizer. Vários componentes serão inclusive selados, e as centralinas dos carros serão sorteadas antes de cada corrida.

No decorrer do evento, a TopGear foi convidada a mostrar os seus dotes de pilotagem. No par de voltas que demos ao Estoril com o Picanto GT, duas coisas tornaram-se gritantemente claras: este Kia é muito ruidoso (o que torna o “piloto” ainda mais corajoso) e os nossos dotes precisam de melhorar, e muito. A montagem das novas suspensões e molas tornou o Picanto muito estável, mesmo sob travagem forte e em apoio, os pneus parecem colar-se ao piso e os 140 cv do motor de um litro são muito cativantes.

Resumindo, percorremos o traçado com um sorriso no rosto. E acreditamos piamente que este Troféu vai deixar muitas pessoas de sorriso no rosto. Começa em maio e estende-se até 18 de novembro.

Nuno Assunção

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