Login com a conta do Facebook >
BBC
Top Gear
Procure em topgear.com.pt

Carros // Galerias

Ao volante do Kia Picanto GT Cup

  • 1 | 44
  • 2 | 44
  • 3 | 44
  • 4 | 44
  • 5 | 44
  • 6 | 44
  • 7 | 44
  • 8 | 44
  • 9 | 44
  • 10 | 44
  • 11 | 44
  • 12 | 44
  • 13 | 44
  • 14 | 44
  • 15 | 44
  • 16 | 44
  • 17 | 44
  • 18 | 44
  • 19 | 44
  • 20 | 44
  • 21 | 44
  • 22 | 44
  • 23 | 44
  • 24 | 44
  • 25 | 44
  • 26 | 44
  • 27 | 44
  • 28 | 44
  • 29 | 44
  • 30 | 44
  • 31 | 44
  • 32 | 44
  • 33 | 44
  • 34 | 44
  • 35 | 44
  • 36 | 44
  • 37 | 44
  • 38 | 44
  • 39 | 44
  • 40 | 44
  • 41 | 44
  • 42 | 44
  • 43 | 44
  • 44 | 44

Com 30 lugares, uma filosofia de acessibilidade e simplicidade de forma a manter os custos controlados, bem como prémios monetários de valor superior a 45 mil euros e presença de pilotos Júnior (entre os 16 e 27 anos) e Pro (a partir dos 27 anos), o troféu monomarca organizado pela Kia com o apoio da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e da CRM Motorsport arranca já no dia 6 de maio de 2018 no Estoril.

Por falar em Estoril, foi precisamente no Circuito do Estoril que a Kia organizou o evento de lançamento do Troféu. Assim, ficámos a saber que a entrada no troféu passa pelo pagamento de 11.500 euros, que dá direito ao carro 1.0 turbo com 110 cv e caixa manual de cinco velocidades. No entanto, a preparação do carro para o troféu custa mais 12.750 euros (+ IVA), o que inclui a subida para os 140 cv, graças a alterações ao nível da admissão e do escape, mas também amortecedores Bilstein e molas Eibach, jantes especiais, pneus Hankook de pista, as Roll-bars, o corta corrente, a bacquet Sparco e todo o processo de “nudez” do Picanto, que fica, assim, com 960 kg de peso.

Mais, esses 12.750 euros (+IVA) dão ainda direito ao chamado Kit Imagem e Comunicação, que passa, entre outros, por uma câmara de bordo, o fato do piloto, o passaporte técnico FPAK, o conjunto de decoração do Troféu e, claro, a inscrição nos sete eventos previstos no calendário. Este Kit é importante porque a falta da câmara e a ausência do vestuário oficial, bem como a não efetuação de publicações nas redes sociais são motivo para desclassificação. Trata-se de medidas duras mas compreensíveis que darão certamente mais visibilidade ao Troféu e à própria Kia.

Ainda na vertente “medidas duras mas compreensíveis”, convém referir que a organização do Kia Picanto GT Cup não tolerará quaisquer alterações que não sejam expressamente autorizadas aos carros – cujo cumprimento será assegurado por verificações extensivas – com exclusões imediatas para quem o fizer. Vários componentes serão inclusive selados, e as centralinas dos carros serão sorteadas antes de cada corrida.

No decorrer do evento, a TopGear foi convidada a mostrar os seus dotes de pilotagem. No par de voltas que demos ao Estoril com o Picanto GT, duas coisas tornaram-se gritantemente claras: este Kia é muito ruidoso (o que torna o “piloto” ainda mais corajoso) e os nossos dotes precisam de melhorar, e muito. A montagem das novas suspensões e molas tornou o Picanto muito estável, mesmo sob travagem forte e em apoio, os pneus parecem colar-se ao piso e os 140 cv do motor de um litro são muito cativantes.

Resumindo, percorremos o traçado com um sorriso no rosto. E acreditamos piamente que este Troféu vai deixar muitas pessoas de sorriso no rosto. Começa em maio e estende-se até 18 de novembro.

Nuno Assunção

Comentários
Para comentar terá de fazer Login ou Registo.
Últimas Galerias
Porsche revela novo Macan em Xangai

Ainda apenas para o mercado chinês, a Porsche mostrou a nova geração do Macan.

Ler mais
Bentley Mulsanne W.O. Edition by Mulliner

Uma versão muito especial do Mulsanne, que presta tributo ao seu fundador.

Ler mais
Ferrari 488 Pista ainda mais especial

Uma versão do seu 488 Pista, destinada aos clientes do programa Corse Clienti.

Ler mais
TopGear # 87
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Bem-vindo ao Facebook da TopGear Portugal
Junte-se aos quase 200 mil fãs da melhor revista de automóveis do mundo!
Clique aqui