Aston Martin anuncia DBS Superleggera
Marca britânica recupera dois nomes icónicos com o seu novo Super GT
Ler maisMarca britânica recupera dois nomes icónicos com o seu novo Super GT
Ler maisHá situações no trânsito que, por serem constantes, até acabam por me divertir e fazer com que use o sarcasmo para as relatar, como é o caso desta que se segue, à qual tenho oportunidade de assistir quase diariamente.
Ler maisEstivemos presentes na ilha da Córsega com o objetivo de ter um primeiro contacto com o novo SUV da Jaguar, o E-Pace. Ao contrário do que muitos possam pensar, não se trata de uma versão à escala do já existente F-Pace e sim de um novo modelo, mas compacto, mas talvez ainda mais divertido de conduzir.
A primeira opinião é dada pelo próprio Ian Callum, que nos refere que procurou obter uma nova e mais desportiva imagem para este modelo, em vez de replicar o F-Pace mas um tamanho mais pequeno. Há diversos traços que foram mesmo inspirados no mais desportivo F-Type, como os ombros traseiros ou a maior agressividade da secção dianteira, há detalhes que são inspirados em modelos mais antigos da marca, de forma a manter a sua tradição e há ainda pormenores que foram estreados com o desenho do i-Pace, mas que já podemos ver neste modelo.
A bordo, a imagem é também um pouco diferente e faz com que este E-Pace tenha um visual mais desportivo. O desenho do tablier e a moldura que inclui a área de comandos utilizável pelo condutor, fazem com que o habitáculo também tenha uma imagem mais desportiva e cativante, à qual não falta o sistema de info-entretenimento mais recente da marca, nem o painel de instrumentos totalmente digital que já conhecemos de outros modelos.
Aliás, no habitáculo, e apesar de se tratar de um modelo mais compacto, não existem grandes problemas de espaço para passageiros, nem no compartimento de carga, sendo que podemos contar ainda com uma excelente posição de condução e um bom e refinado ambiente a bordo.
A parte da dinâmica é aquela em que o E-Pace mais nos surpreendeu. Com um chassis mais desportivo, a facilidade com que curva é bastante cativante e faz com que quem vá ao volante se consiga divertir mesmo a velocidades mais reduzidas, especialmente se estiver ao volante de uma das versões mais potentes (a gasolina ou diesel), que também incluem um novo diferencial traseiro, capaz de gerir a potência entre ambas as rodas até aos 100 por cento de proporção.
Em termos de preços, o novo Jaguar E-Pace conta com valores a partir dos 45.380 euros para a versão equipada com um motor diesel de dois litros com 150 cavalos, tração dianteira e caixa manual, mas também estão disponíveis diversos níveis de equipamento, versões de tração integral e com caixa automática e opções mais potentes de 180 e 240 cavalos no caso dos diesel e de 249 e 300 cavalos no caso das opções com motor a gasolina. A versão diesel com o nível de equipamento First Edition, muito mais recheado que o habitual, está equipada com o motor 2.0 de 180 cavalos e tem um preço de 66.750 euros. Todas elas já estão disponíveis para encomenda no nosso mercado.
André Mendes